01/10/2022
influenciador de beleza

Como se tornar um influenciador de beleza no Instagram em 10 passos

Como se tornar um influenciador de beleza no Instagram?

Foi feito um estudo sobre o número de seguidores que os influenciadores Instagram têm em Portugal. Aprenda quem são os mais populares, e que marcas e emojis usam.

Veja também neste artigo o nosso guia com 10 passos para se tornar um influenciador de beleza no Instagram de sucesso.

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Influenciador de beleza

A realidade sobre o Instagram e influenciadores de beleza em Portugal

Desapareceram os dias em que as redes sociais só eram utilizadas para comunicar com amigos e conhecidos. A verdade de plataformas como Instagram e Facebook, mas especialmente a primeira, mudou drasticamente a realidade em que vivemos.

O número de seguidores nas redes sociais tornou-se um indicador importante da popularidade e importância de cada um no sector empresarial. A selecção de actrizes e modelos para ocupações específicas depende agora também da sua influência digital.

Os influenciadores mais populares em Portugal no Instagram

Primetag, uma empresa portuguesa, estudou 1.682 contas Instagram com pelo menos 10.000 seguidores e 52 postos em 2018. Fizeram-no para produzir o Relatório de Influência Social em Portugal em 2018. Este relatório analisa as principais contas Instagram dos influentes portugueses.

O estudo, que analisou apenas contas Instagram portuguesas, está dividido em várias categorias: de “Desporto e Boa Forma” a “Música”, “Gastronomia” ou “Moda e Beleza”.

Os mais seguidos, em diferentes aspectos e categorias

Categoria Moda e Beleza com mais seguidores

Sara Sampaio é a mulher portuguesa mais seguida na Instagram quando se trata de “Moda e Beleza” Ela tem mais de 7 milhões de seguidores. Em segundo lugar está Vanessa Martins, com 508 mil seguidores, e Liliana Filipa, com 494 mil seguidores.

Categoria Moda e Beleza com mais engagement

De acordo com este estudo, na categoria de engagement, Cátia Rodrigues ocupa o primeiro lugar com 13,6% dos votos. Sofia Barbosa está em segundo lugar, com 11,5%, e Catarina Cabrera está em terceiro lugar, com 10,9%. O top 10 foi completado com Maria Rodrigues, Inês Rochinha, Mafalda Sampaio, Sara Vicario, Adriana Silva, Melanie Jordão e Bárbara Corby.

Categoria Moda e Beleza com mais engagement por post

Os três posts com mais interacções no Instagram são sobre Sara Sampaio. Ela é uma modelo que se encontra nos segmentos da Moda e Beleza.

Categoria Moda e Beleza com mais engagement por foto publicada

As fotografias de Moda e Beleza com mais engagement são as publicadas por Alice Trewinnard. O seu post anunciando uma oferta atingiu 140,2% de engagement. Em segundo lugar estava uma foto de youtuber Helena Coelho, e em terceiro uma de Sara Vicario.

Categoria Moda e Beleza com vídeos mais populares

Finalmente, a categoria que contém os vídeos mais populares de Moda e Beleza é mais uma vez ocupada por Sara Sampaio. A modelo portuguesa é a estrela dos 3 primeiros vídeos mais vistos.

Os relatos Instagram com mais seguidores no segmento da Moda e Beleza estão listados abaixo. Para ver o relatório completo, clique aqui.

1.º lugar – Sara Sampaio (@sarasampaio)

2.º Vanessa Martins (@vanesssamartins)

3.º Liliana Filipa (@lilianafilipa__)

4.º Mafalda Sampaio (@mafalda.sampaio)

5.º Sofia Barbosa (@sofia.barbosa)

6.º A Pipoca Mais Doce (@apipocamaisdoce)

7.º Débora Rosa (@deborabrosa)

8.º Inês Rochinha (@inesrochinha)

9.º Helena Coelho (@helenacoelhooo)

10.º Anita da Costa (@anitadacosta)

10 passos para se tornar um influenciador de beleza

1. Encontre um tópico sobre o qual seja apaixonado

Para se tornar um influenciador Instagram, precisa de encontrar um nicho que se adeqúe à sua personalidade. Isto deve ser algo sobre o qual seja apaixonado e que saiba muito. Só porque outra pessoa é bem sucedida num determinado nicho, não significa que deva fazer a mesma coisa.

Para se tornar um influenciador Instagram em qualquer campo, terá de afixar regularmente e de forma consistente sobre o assunto. Assim, seleccionar o nicho certo é muito importante porque terá de passar muito tempo a pesquisá-lo e a publicar conteúdo sobre esse tópico.

Encontre um nicho em que esteja interessado. Por exemplo, talvez seja bom a fazer artesanato de bricolage? Ou talvez goste de aprender sobre diferentes tipos de comida? Talvez esteja sempre actualizado sobre as últimas tendências da moda?

Deve colocar coisas no Instagram que lhe interessam, e não apenas coisas aleatórias.

O seu nicho pode ser uma combinação de coisas diferentes, desde que estejam relacionadas. Aqui está um exemplo de um influenciador Instagram que tem um nicho alimentar, de viagens e de estilo de vida. Como pode ver no seu feed Instagram, ela tem posts sobre todos estes temas.

2. Escreva uma pequena biografia sobre si

Uma vez decidido o seu nicho de mercado, precisa de começar a afinar a sua conta Instagram. A primeira coisa em que precisa de se concentrar é na criação de uma biografia que chame a atenção das pessoas. Deve falar sobre a sua história de uma forma que faça com que as pessoas queiram aprender mais.

Se quer ser um influenciador Instagram, precisa de saber como criar uma biografia Instagram que chame a atenção. Esta é uma das primeiras coisas que as pessoas irão ver quando visitarem a sua conta.

3. Partilhe as suas stories

Se pensa que pode tornar-se um influenciador Instagram apenas colocando fotos, está enganado. As legendas que acompanham essas fotos são tão importantes como as próprias fotos. Utilize-as para contar as suas histórias e ligar-se aos seus seguidores a um nível emocional. Dê-lhes uma razão para confiarem em si, seguirem-no, e envolverem-se consigo.

No entanto, não tente ser alguém que não é. As pessoas podem dizer quando não estás a ser genuíno. Em vez disso, partilhe as suas histórias pessoais de uma forma que seja interessante e verdadeira para quem você é.

4. Publique fotografias atractivas no Instagram

Se quiser ser um influenciador Instagram, tem de se certificar de que todas as suas fotografias são visualmente atractivas. Devem também ter um tema comum. Isto significa que todas as suas fotografias devem ficar bem juntas na sua alimentação.

Muitos influenciadores Instagram utilizam um certo estilo de edição das suas fotografias. Isto faz com que as cores e a composição pareçam as mesmas em todas as fotos. Pode usar ferramentas como VSCO ou Lightroom para editar as suas fotos, ou pode simplesmente usar os filtros incorporados no Instagram. Mas certifique-se de que as suas fotografias são tiradas em alta resolução e com muita luz para as fazer parecer realmente boas.

5. Certifique-se de publicar regularmente conteúdo

Para ser um influenciador Instagram, é preciso ser consistente. Isto significa que precisa de publicar conteúdos regularmente. A maioria dos influenciadores publicam conteúdos todos os dias. No entanto, algumas pessoas publicam apenas algumas vezes por semana ou mesmo algumas vezes por dia.

Se quiser aumentar as taxas de engagement, deve publicar mais conteúdos. Mas é importante que estabeleça um horário a que se possa ater. Se não estabelecer um objectivo realista, isso não o ajudará.

Se lhe for difícil cumprir um horário, pode usar ferramentas como Buffer, Planoly, Preview, ou Ripl. Estas plataformas irão ajudá-lo a criar o seu conteúdo com antecedência e depois publicá-lo no momento certo. Assim, não tem de o fazer você mesmo, mas o seu conteúdo continua a ser publicado.

6. Não se esqueça de usar os hashtags correctos

Os Hashtags são importantes porque ajudam as pessoas a encontrar o seu conteúdo no Instagram. Instagram permite-lhe utilizar um máximo de 30 hashtags numa fotografia, e recomendo a utilização de todos eles. Mas que tipo de hashtags deve escolher?

Lembre-se que o uso de hashtags com elevados volumes de pesquisa pode ser mau para si. Isto porque grandes volumes de pesquisa significam que há muita competição, e o seu posto pode não ser visto.

Deve escolher hashtags que tenham volumes de pesquisa decentes para que tenha a melhor hipótese de aparecer nos postos de topo. Idealmente, utilize uma combinação de hashtags que variam em volumes de pesquisa de mais de 10.000 a um milhão. Mas não use mais de um milhão.

7. Abra uma conta comercial.

Se quiser ser um influenciador Instagram, precisa de obter uma conta comercial para o seu Instagram. Com uma conta comercial, terá acesso à Instagram Analytics. Pode ver coisas como quantos seguidores tem e que demografia são.

Também pode ver quais os posts que estão a receber mais envolvimento e quando obtém o maior envolvimento nos seus posts.

Se quiser ser um influenciador Instagram, é importante conhecer o seu público e o conteúdo que ele gosta.

Quando se quer trabalhar com marcas, a demografia dos seguidores é muito importante. Os números são mais importantes do que as palavras.

Outra vantagem de ter uma conta comercial é que pode publicar anúncios.

Pode promover um dos seus anúncios, se quiser, para obter mais envolvimento.

Assim, obter uma conta de negócio Instagram é um passo importante se quiser tornar-se um influenciador Instagram.

8. Optimize as suas stories no Instagram

As stories do Instagram são uma característica popular no Instagram. Mais de 200 milhões de pessoas utilizam-nas todos os dias. Isto torna-as uma óptima forma de fazer crescer os seus seguidores e obter mais visibilidade.

As pessoas que não são seus seguidores podem descobri-lo a partir das stories. Pode incluir hashtags ou um local para as stories serem descobertas por mais pessoas.

E se tiver mais de 10.000 seguidores, pode incluir um link de saída usando uma opção “swipe up” em Stories.

Também pode etiquetar outros nas suas Histórias e dar um grito a outros relatos. Esta é uma óptima forma de construir relações com outras pessoas. Quando o faz, é provável que eles lhe retribuam o favor e lhe dêem mais visibilidade.

9. Interaja com os seus seguidores como um ser humano

Os meios de comunicação social têm tudo a ver com pessoas. É importante envolvermo-nos com elas.

Quando alguém comentar as suas fotografias, certifique-se de que responde a elas. Além disso, retribuir o favor, gostando e comentando o seu conteúdo.

Aqui está uma lista de verificação de coisas que pode fazer para aumentar a interacção dos seus seguidores:

  • Incluindo uma chamada para acção na sua legenda.
  • Postando em alturas em que sabe que os seus seguidores são mais activos, e recebendo brindes e concursos.
  • Pode também utilizar sondagens em Histórias Instagram para se envolver com os seus seguidores.

Pode usar a opção “Explorar” na Instagram para encontrar conteúdos que lhe possam interessar. Por exemplo, pode seguir hashtags para ver conteúdo relevante na sua alimentação.

10. Tag as marcas que são mais relevantes para o seu produto ou serviço e depois contactá-los

Há dois passos para se tornar um influenciador Instagram. O primeiro é fazer crescer os seus seguidores e envolvê-los. O segundo é ganhar dinheiro como um influenciador.

Assim que tiver mais de 1.000 seguidores e um bom envolvimento, comece a estender a mão às marcas. Pode fazer isto etiquetando-os nas suas fotografias.

Por vezes, as marcas irão incluir as suas fotografias na sua conta, o que lhe dará mais exposição.

Também pode chegar a marcas que considere que possam estar interessadas no que tem para oferecer. Isto é uma boa ideia se as tiver visto trabalhar com outras pessoas como você.

No seu discurso, explique porque está a estender a mão e o que lhes pode oferecer. Não estou a dizer que será fácil, mas por vezes as marcas estão interessadas no que tem a dizer.

Também se pode juntar a plataformas como Grin, InsightPool, HYPR, InfluencerBay, TRIBE, e TapInfluence para encontrar e ligar com marcas relevantes.

Algumas destas plataformas precisam que tenha um certo número de seguidores antes de poder participar em campanhas.

Aviso: Não compre seguidores!

As pessoas que compram seguidores não são boas para o seu Instagram. Se quer ser um influenciador Instagram e ganhar dinheiro, deve ter seguidores orgânicos.

Isto significa que os seguidores que tem irão gostar dos seus postos e não apenas segui-lo porque pagou por eles. Ter seguidores pagos pode ser mau, porque esses seguidores podem não se importar com os seus postos.

Assim, a sua contagem de seguidores pode aumentar, mas não significa que mais pessoas estejam interessadas no que você tem a dizer.

O resultado disto? A sua taxa de envolvimento com as marcas diminuirá significativamente, reduzindo as suas hipóteses de colaborar com elas.

Conclusão

Leva tempo a tornar-se um influenciador Instagram. Terá de ser paciente e seguir estes passos. Pode demorar alguns meses, mas verá resultados se for paciente.

Já vi muitas pessoas conseguirem parcerias de marcas no espaço de poucos meses após terem seguido estes passos. E não há razão para que não possa fazer o mesmo.

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